segunda-feira, 11 de março de 2013

caramujo


Caramujo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Como ler uma caixa taxonómicaCaramujo
Littorina littorea
Littorina littorea
Classificação científica
Reino:Animalia
Filo:Mollusca
Classe:Gastropoda
Ordem:Pulmonata
Subordem:Basommatophora
Famílias
Caramujocornetinha[1] ou burrié é um molusco gastrópode aquático. Tem a concha em espiral, com as voltas ou giros no mesmo plano, recebendo, por isso, a denominação de planorbídeo. Os caramujos ou planorbídeos vivem na água doce de córregos, riachos, valas, alagados, brejosaçudes, represas ou outros locais onde haja pouca correnteza. Muitas espécies são marinhas.
Os caramujos jovens alimentam-se de vegetais em decomposição e folhas verdes.
Existem caramujos nocivos e caramujos inofensivos ao homem. Entre os tipos nocivos, encontram-se Biomphalaria tenagophilaB. glabrata e B. straminea, que podem transmitir a esquistossomose.
É muito comum a confusão entre caramujo e caracol. Na verdade, são animais cuja aparência é muito próxima, mas que são bem diferentes. O caramujo é um animal aquático e respira por brânquias, enquanto o caracol é um animal terrestre e dotado de um pulmão. Portanto, se um caracol for lançado à água, ele morrerá afogado, pois sua anatomia não permite que o mesmo nade.
Caramujo e caracol são nomes vulgares para gastrópodes que possuem uma concha ou um remanescente dela, à diferença das lesmas, mas,taxonomicamente, pertencem à mesma classe.

Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário